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DESAFIO

Cliente do Sr. Luís Pedro há já algum tempo, a Adega Cooperativa de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez tem vindo a construir uma imagem de marca rejuvenescida e a ganhar notoriedade e quota de mercado. Enquanto produtor de vinho verde, a Adega pretende contribuir para que este vinho, sobre o qual ainda há algum desconhecimento, chegue a mais consumidores e seja apreciado em toda a sua plenitude, durante todo o ano.

Desta vez, o desafio colocado ao Sr. Luís Pedro foi criar uma campanha que desmistificasse a ideia de sazonalidade e leveza associada aos Vinhos Verdes, comunicando a sofisticação e a adequação a um consumo nos dias mais frios de uma coleção de “Vinhos Verdes de Inverno”, cujo desenvolvimento quis assinalar as cinco décadas de atividade da Adega.

Fruto do know-how e do investimento tecnológico ao longo dos anos, esta coleção apresenta vinhos únicos, com estágio em madeira, complexos e estruturados. Vinhos de luxo, capazes de protagonizar harmonizações internacionais e de ombrear com os melhores do mundo, que era necessário dar a conhecer aos apreciadores mais exigentes.

ESTRATÉGIA

Desenhada e colocada em marcha em pleno confinamento devido à COVID-19, com a ajuda das tecnologias que permitem o trabalho remoto, a estratégia teve como primeiro passo a criação do nome e dos rótulos para a coleção constituída por três vinhos (dois vinhos brancos, Alvarinho e Loureiro, e um vinho tinto, Vinhão) e uma aguardente vínica.

A escolha recaiu na designação ‘Reserva de Sócios’, de forma a transmitir ideias como ‘exclusividade’ e ‘qualidade superior’. Os rótulos, de fundo negro e com lettering metalizado — onde se destaca a nova identidade da Adega desenvolvida pelo Sr. Luís Pedro —, ajudam a acentuar o caráter premium do produto.

Para além dos rótulos, o Sr. Luís Pedro foi ainda responsável pelo packaging e pelas peças publicitárias, nomeadamente uma série de vídeos que captaram a essência sofisticada desta coleção. Partindo do conceito “à descoberta de quatro segredos religiosamente guardados num elegante solar minhoto”, os vídeos transmitem de forma sedutora e algo misteriosa o prazer de descobrir e degustar estes vinhos, num ambiente mágico, acolhedor e requintado.

Estes vídeos foram publicados em diversos sites, numa estratégia de meios cuidadosamente delineada, tendo em conta o público a que se queria chegar – nomeadamente masculino, com poder de compra e interesse em vinhos de gama superior e lifestyle associado.

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RESULTADO

A campanha Reserva de Sócios revelou-se de grande sucesso, acompanhando o êxito dos vinhos nos concursos vínicos internacionais (o vinho Reserva de Sócios Loureiro, por exemplo, recebeu 92 pontos da conceituada revista Wine Enthusiast). As vendas superaram os objetivos definidos pelo cliente e a notoriedade da Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez tem crescido de forma sustentada, estando a marca a posicionar-se na mente dos consumidores da forma desejada.

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