DESAFIO

Com quase três décadas de atividade, a famosa empresa de cerâmica de Viana do Castelo, fundada em 1986, entrou numa profunda crise. Foi adquirida em 2013 pelo Grupo Moura Silva e Filhos, da Póvoa de Lanhoso, com o objetivo de lhe dar um novo rumo e recuperar o seu sucesso. O Sr. Luís Pedro, com quem o Grupo já tinha trabalhado noutros projetos, foi contactado para ajudar nessa grande missão de dar uma nova vida à VianaGRÉS.

ESTRATÉGIA

Após um apurado diagnóstico ao capital da marca e uma análise ao mercado e à concorrência, o Sr. Luís Pedro elaborou um plano de gestão estratégica e conceptual integrada, que envolvia várias etapas e diferentes ferramentas de marketing e comunicação: reposicionamento, rebranding, ativação, marketing digital, I&D, design de produto, parcerias estratégicas (nomeadamente com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo), entre outras. Propôs ainda o investimento em novas coleções, dirigidas especificamente para o mercado internacional.

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RESULTADO

Em apena dois anos, a produção média mensal da VianaGRÉS cresceu de 45 mil para 110 mil peças. Em 2015, a empresa supera o milhão de euros de vendas, com mais de metade destas a serem canalizadas para o estrangeiro, comprovando que a aposta na internacionalização foi certeira.

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De todos os contributos dados pelo trabalho do Sr. Luís Pedro para esta nova e bem-sucedida vida da marca, destaque para o “Concurso da Taça”, que convidou designers de todo o mundo a “vestir” uma nova peça da VianaGRÉS. O contexto foi o Campeonato do Mundo de Futebol de 2014 e a ideia foi aproveitar o molde de uma caneca da coleção antiga da VianaGRÉS, adicionando-lhe uma segunda asa e transformando-a num “troféu” de apoio à Seleção Portuguesa de Futebol. Esta ação culminou com a produção e a venda da caneca com o design vencedor e a campanha “Tragam o Caneco”, que gerou um poderoso buzz na comunicação social, incluindo em programas de televisão.

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Apostando num equilíbrio sustentado entre inovação e tradição — a empresa mantém no seu catálogo, por exemplo, a sua linha MOSTARDA, única no mundo devido à matéria-prima utilizada, que apenas existe na região —, a VianaGRÉS continua hoje a trilhar um caminho vencedor, fornecendo peças e coleções exclusivas para importantes retalhistas nacionais e internacionais, estando presente em países como os EUA, Alemanha, França, Angola e Japão.

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