DESAFIO

O cliente Naturena, um complexo de turismo, saúde e bem-estar em Barcelos, chegou ao Sr. Luís Pedro com um cenário nada positivo. A situação da empresa era instável e preocupante: hotel vazio, restaurante que servia poucas refeições, SPA desativado, loja de produtos bio com poucos clientes (e muitos produtos regularmente retirados por expiração de validade), e uma clínica de medicinas alternativas com procura em erosão e uma frequência sócio-cultural muito baixa.

O diagnóstico efetuado pela equipa do Sr. Luís Pedro verificou que a comunicação estava mal estruturada, incoerente, sem conseguir chegar ao público-alvo. O site estava desatualizado, com pouca informação. As redes sociais eram geridas de forma amadora, sem estratégia ou plano de marketing. Mesmo na região, poucas pessoas conheciam o projeto, tal como foi possível concluir através das atividades de focus group efetuadas no local.

No entanto, tornava-se claro que este era um espaço com muito potencial:

Restaurante biofuncional (antes da intervenção do Sr. Luís Pedro era feio, com aspeto de cantina);

Clínica de Medicina Integrativa, com especial enfoque na abordagem oncológica;

Hotel Natureza (antes da intervenção do Sr. Luís Pedro, com quartos mal decorados, ausência de elementos da natureza e graves problemas a nível térmico e acústico);

SPA/Flutuário (até então não explorado);

Loja de produtos naturais (na altura com pouco sucesso);

Quinta com imenso potencial para turismo e visitas de estudo, provida de produção agricultura biológica (que fornecia o restaurante), com estufas e uma curiosa horta em forma de mandala, e ainda diversos animais para observação;

E ainda percursos pedestres, piscina biológica, zonas de piquenique, retiro e meditação, um campo de padel e ginásio.

ESTRATÉGIA

Começar do zero.

Desde logo, remodelar os espaços e implementar novas dinâmicas e metodologias de gestão. Desenvolver um branding para posicionar a marca no patamar desejado, com uma nova identidade gráfica e um copy que refletisse os benefícios oferecidos. Criar um site funcional, apelativo e intuitivo — com blog integrado —, capaz de fazer a marca saltar as fronteiras da região, com fotografias novas, de qualidade e apelativas.

Mostrava-se ainda necessário, entre outras intervenções e peças de comunicação, desenvolver uma newsletter, uma brochura de prestígio e um press release. Esta foi a proposta do Sr. Luís Pedro, que o cliente acolheu.

Depois de definida e aprovada a estratégia, esta foi colocada em prática:

O restaurante foi remodelado, ficando mais bonito e convidativo; foram criadas ementas quinzenais, sob a forma de “Experiências Biofuncionais Vegetarianas e de Cozinha Tradicional”, de caráter sazonal; esta abordagem permitiria organizar as compras, gerir stocks e promover online as ementas da semana;

Os quartos do hotel também foram redecorados, ficando mais modernos e confortáveis, com elementos a remeter para a natureza;

Os serviços da clínica foram compilados num diretório, associados a eventos e a tertúlias; conversas com o mentor foram gravadas, dando origem a textos técnicos para o blog e para a imprensa;

Foi alocado um profissional ao hotel para se dedicar à promoção/divulgação/reserva nas plataformas existentes no mercado (disponibilizar a possibilidade de pernoitar na quinta era essencial para impor o Naturena como destino de Turismo de Natureza, Turismo de Saúde e espaço de tranquilidade, oferecendo, entre outras experiências singulares, a possibilidade de passear na natureza à luz de noites impressionantemente estreladas);

O SPA/Flutuário (um espaço que proporciona a experiência ‘gravidade zero’) e os seus benefícios terapêuticos foram transformados em ‘serviço estrela’, uma vez que é um equipamento único na região, capaz de funcionar como anzol na captação de novos públicos;

A sala de espera da clínica e a loja foram instaladas no mesmo espaço, de forma a otimizar o tempo dos clientes e a potenciar as vendas. Na loja, foi dado destaque aos produtos utilizados no restaurante e nos novos eventos que a Naturena passaria a organizar (o Sr. Luís Pedro concebeu e ajudou a concretizar diversos workshops, tertúlias, jantares sensoriais, etc.);

Na comunicação, foi destacado o potencial do hotel e da quinta para a realização de retiros e ações de teambuilding;

A empresa procedeu a uma reorganização da sua contabilidade, gerindo e rentabilizando os centros de custo definidos, rumo à sustentabilidade financeira;

03-NATURENA-SR-LUIS-PEDRO-3

O projeto, e todo o seu potencial diferenciador, foi apresentado à Câmara Municipal de Barcelos e ao Turismo Porto e Norte;

As redes sociais passaram a ser geridas de forma consistente, com copy e imagens coerentes com a identidade gráfica e verbal desenvolvida;

Foi definido um dress code, com peças de vestuário personalizadas, para os colaboradores do Naturena;

As peças de comunicação, sob o mote “O segredo mais bem guardado do Alto Minho – Saúde, Turismo, Natureza e Afetos”, foram sendo disponibilizadas e publicadas em diversos meios e plataformas, iniciando-se a construção de uma base de dados qualificada e segmentada em Utentes, Clientes, Seguidores, Parceiros, Imprensa e Influenciadores.

Vários eventos começaram a ser organizados e divulgados, levando cada vez mais novas pessoas à Naturena e criando buzz à volta deste espaço único.

08-NATURENA-SR-LUIS-PEDRO

RESULTADO

O projeto Naturena é um dos que melhor mostra a abrangência e a excelência dos serviços do Sr. Luís Pedro. Tratou-se de um trabalho de marketing profundo e transversal, feito em tempo recorde, onde ficou plasmado o poder de uma gestão estratégica e conceptual de marca inteligente e eficaz.

Em pouco tempo, o interesse e a procura pela Naturena atingiu valores surpreendentes, com fins de semana de lotação esgotada. A sua abordagem alternativa à saúde — e à doença —, começou a atrair pacientes de todo o mundo, para estadias mais prolongadas.

Devido à elevada procura, o restaurante passou a funcionar apenas por marcação, muito devido à estratégia assertiva de divulgação dos almoços biofuncionais e à organização de almoços especiais, como por exemplo os “Almoços Especiais de Sábado” ou os “Almoços com Arte”.

A produção biológica e a horta em forma de mandala — valência que obteve a exigente Certificação em modo de Produção Agrícola Biológica — atraíam a curiosidade e o interesse de muitos, incluindo estudantes e professores universitários.

A Naturena, nomeadamente o hotel e os espaços exteriores, começou a ser procurada para retiros budistas e ações de team building, entre outros grandes eventos de terceiros, mantendo assim a ocupação em níveis bastante positivos.

Concluindo, após a intervenção integrada do Sr. Luís Pedro, a NATURENA apresentava-se como um espaço vivo e pujante e um negócio pleno de saúde. Uma transformação que só foi possível através da união de esforços entre vários profissionais e parceiros, que, tal como nós, acreditaram no potencial deste projeto.