Foi um desafio proposto já com o comboio em andamento e com timings muito curtos: comunicar, promover e vender um Musical, carregando o peso de dois nomes de reconhecimento internacional: Martin Callaghan – que assume a direção do musical com Will Callaghan – dupla com experiência marcada na Broadway e na Rede Globo; os mesmos diretores e produtores de “I Have a Dream” e “Rocky Horror Show”.

A fasquia estava alta… quanta responsabilidade!!!

O primeiro passo foi analizar o que já estava feito no âmbito do programa de comunicação. Por telefone tinham-nos pedido “um cartaz para um Musical”… mas rapidamente percebemos que muito mais que um cartaz seria necessário. Levantamos então uma estratégia concertada para fazer acontecer, e criar musculo ao evento. Em simultâneo, procedemos a uma série de medidas corretivas, nomeadamente na plástica do design gráfico/branding. Por incrível que pareça, o ideal e mais rápido foi cessar a parceria em curso com Londres e fazer nascer uma outra, desde Brasil. A equipa de trabalho do Sr. Luis Pedro assenta então num triângulo definido pelo Branding, Marketing Digital e Assessoria de Imprensa.

Entre Porto, Viana do Castelo e Rio de Janeiro, em tempo record e num grupo de trabalho altamente focado, colocamos em curso uma nova e lúcida estratégia para comunicar Geração Glee – O Musical, segundo um copy e uma imagem gráfica com a estética apropriada e o drama que o evento claramente reclama.

Com a aprovação total dos promotores, diretores, encenadores e do próprio elenco… partimos para o terreno. Conhecer os protagonistas é fundamental para sentir o pulsar dos quase 20 corações que vão estar em palco. Perceber como sorriem e como brilham os seus olhos quando falam de arte e de sonhos. Fotografa-los e colher depoimentos constituirá matéria prima de primeira água para alimentar redes sociais e saciar a curiosidade de jornalistas. Aparições televisivas são conseguidas numa luta constante contra o tempo. Vídeos dos ensaios, do suor e das lagrimas… das fifias e das quedas, da luta por um grande sonho – urgente! Com o NorteShopping protocolamos uma Ativação de Marca Flasmob, surpreendendo meio mundo em jeito teaser.

Novos personagens. Novas esperanças. Novos sonhos.

Os estudantes da escola de McKinley estão prestes a passar pelo ano mais difícil das suas vidas, enquanto se preparam para lutar pela oportunidade de ganharem o mais prestigiado concurso de música do mundo, em Nova Iorque. Durante este percurso trocam esperanças e partilham sonhos com o seu novo e secreto treinador do Clube Glee. Com músicas de One Direction, Lady Gaga, Madonna, The Beatles, Meghan Trainor, Coldplay e Jessie J, embarcamos com a Geração Glee num ano de alegrias, novos desafios, amores e desamores. Para eles, o fim será sempre o início.

Quem é quem?

 

Martin-Callaghan-1

O inglês Martin Callaghan vem do o seu habitat natural, Broadway, até à cidade do Porto para encenar a versão portuguesa de “Geração GLEE – O Musical” e ainda nos brindar com uma participação especial. Conhece bem palcos de todo o mundo, como os de West End London, onde se tem destacado em papeis de relevo como Max em The Sound of Music, Peter Rachmann em Stephen Ward, Amos em Chicago, o Leão Covarde em O Feiticeiro de Oz e o mais recente, Mr. Keeney em Funny Girl.

Will-Callaghan-1

Desde a Rede Globo, Brasil, surge Will Callaghan, o produtor. Este ator brasileiro, e também cantor, é responsável por variadíssimos musicais levados a cabo na América Latina e na Europa, como Curto Circuito, Uma Noite na Broadway, Rocky Horror Show e A Chip in the Sugar.

geracao-glee-o-musical

O jovem elenco

Ines-Villadelprat-glee-sr-luis-pedro-1

Inês Villadelprat

Tem 22 anos e iniciou os estudos na música em 2011 na Academia de Vilar do Paraíso. Frequentou o curso de Canto Lírico de Patrícia Quinta e em 2017 conclui o curso de Teatro Musical ministrado por João Guimarães. Integrou os coros Juvenil da AMVP e o Coro Gospel de Rachael Hurt. Recentemente completou o curso da West End Everywhere de Martin Callaghan e Will Callaghan. Frequenta as aulas VIP do ator Martin Callaghan. Participou em produções como “Noite de Estreia” da companhia Teatro a Quatro, “No País da Música” da companhia Elenco Produções, “Nos Caminhos do Bosque” (“Into The Woods”) e “Aquele Verão” (Mamma Mia!). Encontra-se atualmente a gravar o seu próprio álbum que irá estar disponível em todas as plataformas digitais.

JOANA-AMORIM-sr-luis-pedro-glee-2

Joana Amorim

Com apenas 5 anos de idade inicia os seus estudos na Academia de Música de Espinho, onde concluiu o 5º grau de piano. No Conservatório de Música do Porto cursa Canto Clássico e frequenta Teatro Musical na Academia de Música de Vilar do Paraíso, interpretando Lucinda no musical “Nos Caminhos do Bosque” (Into the Woods), Diana Sousa (Donna Sheridan) no musical “Aquele Verão! – O Musical” (Mamma Mia!) e participando em “Serei o Melhor – O Musical” (Fame). Estreou-se profissionalmente em “O Reino do Gelo” como a Rainha da Neve e participou nos pocket–shows “O Triunfo da Luz” e “No País da Música”. Recentemente desempenhou o papel de Wendy em “Peter Pan – O Musical”, participou em “O Regresso do Lobo Mau” e foi a Pequena Sereia em “A Pequena Sereia – O Musical”. É vocalista em The Dynasty Band, backing-vocal em The Acoustic Foundation e cantora no GoGospel. Participou no curso West End Everywhere de Martin Callaghan e Will Callaghan. É licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto.

tiago-sousa-sr-luis-pedro-glee-B

Tiago Sousa

Jovem cantor, bailarino e ator. Em 2008 integra a Academia Utopia das Artes, em 2014 participa no curso de Teatro Musical ministrado por João Guimarães e recentemente completou o curso da West End Everywhere ministrado por Martin Callaghan e Will Callaghan. Frequentou as aulas VIP do ator Martin Callaghan e workshops de teatro musical com Jenna Boyd (atriz do West End e Broadway) e ainda em Londres na Arts Educational. Atualmente encontra-se inscrito na Faculdade de Teatro Musical de Londres, The MTA, onde irá realizar um curso intensivo de dois anos. Participou em produções como “Terra do Nunca” da Academia Utopia das Artes e “Era Uma Vez, Disney”. Desempenhou ainda outros papéis como “Camareiro” no musical “Nos Caminhos do Bosque” (“Into The Woods”), “Tyrone Jackson” no musical “Serei O Melhor” (Fame!) e de Sky/Pepper no musical “Aquele Verão” (Mamma Mia!). Encontra-se atualmente a produzir o seu próprio álbum que irá estar disponível em todas as plataformas digitais.

GERACAO-GLEE-O-MUSICAL-sr-luis-pedro-2-Copia-1
Beatriz-Araujo

Beatriz Araújo é Jae, a típica menina que tenta sempre agradar à rapariga mais rica da escola, Fleur.

Emanuel-Oliveira-Almeida

O Emanuel Almeida é Hall e desempenha ainda a função de coreógrafo. O palco preenche-lhe a vida e representa um passo para a sua felicidade.

fatima-madail

Miss Gulietta é representada por Fátima Madaíl. São os sonhos que lhe fazem companhia.

ines-pinto

Inês assume a personagem de Jen, uma miúda completamente irreverente, com muito estilo e fiel às suas melhores amigas, Jae e Fleur.

jose-sendim-miranda

José Sendim é o Jonas Cartright. Move-se por uma necessidade crónica de produzir cultura. E é no teatro musical que encontra a melhor maneira de o fazer.

maria-sampaio

Participar na Geração Glee é sentir o coração bater mais forte na direção do que faz a Maria Sampaio sentir-se mais feliz.

RuiAzevedo

Rui Azevedo, o nostálgico MrJackson, diretor da escola, em Geração Glee.

tiago-de-sousa

Tiago de Sousa é Bobby e cresceu com a ideia fixa de que esta é também a sua história.

JOANA-AMORIM-sr-luis-pedro-glee-2

A Joana Amorim é Anna, ambas movidas por fortes paixões. Quem sabe ela não vai encontrar um outro amor verdadeiro…

daniela-costa

Lara é interpretada por Daniela Costa, uma rapariga muito determinada e que sabe bem o que quer. É uma personagem homossexual que irá sofrer consequências por se assumir…

SOFIA-SIMOES

A aluna da escola McKenley, Elizabeth, tem uma paixão secreta pela música e pelo clube Glee. É interpretada por Sofia Moura Simões.

sofia-fortuna

Fleur e é interpretada por Sofia Fortuna. A rapariga mais popular da escola rapidamente se apercebe que a sua futilidade não faz sentido.

emanuel-oliveira

Compara o palco a uma cama, onde sempre tem uma oportunidade para sonhar. É o Emanuel Oliveira que encarna Michael, marido da Josephina, a nova professora da Escola.

marta-soares

Se não for cor-de-rosa não lhe interessa. Tudo o que quer, consegue! Não é a vilã, simplesmente não é compreendida. Marta Soares é Vandressa Van Saint.

isabel-lousada

A Isabel acredita que todo o elenco partilha os mesmos sonhos e ambições dos seus personagens, o que torna este espetáculo muito mais genuíno!

A proximidade com o elenco do Musical faz-nos muitas vezes perceber qual a melhor decisão, quando várias estão em cima da mesa. São 15 sorrisos que valem bem a pena serem contemplados e que, obrigatoriamente, nos influenciam numa estratégia que todos os dias vê a sua rota afinada.

A primeira aparição televisiva de Geração Glee – O Musical acontece no programa de Fernando Alvim, “É a Vida Alvim!”, no Canal Q da SIC.

E-a-Vida-Alvim-_-11-Julho

Uma semana antes da grande estreia era sabido que seria o Norteshopping o “nosso” primeiro palco. Não era um ensaio geral, mas era um primeiro grande teste – a reação do público, as palmas, os autógrafos… tudo ali a ser avaliado, sem rede. Madrugada dentro montaram-se cenários, fizeram-se testes de som e de coreografia. A postos para a “ante-estreia” de Geração Glee – O Musical; e na verdade, teria sido impossível correr melhor. Estávamos francamente cansados, mas de parabéns!

backdrop_glee_BAIXA_alt-Copia

Parecia um dia normal no NorteShopping até que o clube Glee entrou nos corredores ao som de “Come Alive”. Se começou apenas com um casal a cantar, rapidamente outros membros do musical que estavam escondidos entre o público, foram puxados para o momento de dança que se seguia. Telemóveis em modo vídeo, palmas e grandes sorrisos foram aparecendo ao ritmo da música. Quanto terminou, foi a vez do grande Will Callaghan cantar e encantar todos os que por ali paravam.

sr-luis-pedro-norteshopping-geracao-glee-1

Sensação de dever cumprido. A foto seguinte é esclarecedora da importancia de uma equipa sólida e flexível num projeto com timings muito curtos, apesar de nela faltarem ainda outros rostos.

Aquilo que melhor sabemos fazer? Gostar de pessoas. Gerir pessoas. Muitas e de personalidades fortes e diferentes – a verdadeira celebração da diversidade. O espírito da Geração Glee invadiu a nossa equipa de trabalho.

O pano caiu. Continuemos com outros projetos. The Show Must Go On!

geracao-glee-o-musical-sr-luis-pedro-equipa