O público-alvo é a mulher urbana, independente, cosmopolita, ativa e divertida. Inteligente que é, conhece bem o poder da imagem pessoal. A narrativa criada para a campanha de lançamento justifica o nome. Royal Secret atira-nos para o mais secreto de todos os imaginários: um fim-de-semana de luxo num quarto de hotel no Mónaco… cenário permissivo às mais excêntricas fantasias!
Uma Marca Sexy: atração à primeira vista – da maquete à produção fotográfica
Sexuar uma marca desperta a libido de públicos distraídos, demasiado indiferentes à poluição comunicacional do dia-a-dia. Uma comunicação ousada, na sua inteligência, é tangível à provocação e torna-se inesquecível aos olhos dos nossos públicos. Fundamental é “colar” a provocação à marca, para evitar que mercado fixe a campanha, mas depois nem se lembre do produto, como frequentemente acontece em ações precipitadas e mal planeadas.
O que é que conquistar a miúda (ou o rapaz) mais gir@ do liceu tem em comum com conquistar um lugar de destaque no mercado? Tudo! Muito mais do que imagina!!! Falando de meninas, invariavelmente a miúda mais gira é sempre a mais desejada. É isto que o marketing sexy faz pela sua marca: torna-a a mais cobiçada.
O Marketing Sexy retira o bolor ao marketing tradicional e dota as marcas e empresas de um sex appeal que as diferencia dos restantes players, construindo desejo por parte das potenciais personas identificadas. A marca destaca-se, o interesse aumenta, os comportamentos de empatia disparam e o relacionamento pode até ser, mais ou menos, fiel.
“Não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão”. O primeiro encontro tem de deixar uma boa impressão. Caso contrário não haverá um segundo e o projeto terá que recomeçar todo o processo, desde o início, suportando os custos associados… a flores, chocolates, cinema… nada barato!
Da Conquista à Fidelização
Sem clientes não há empresa que resista. Mas para vencer é preciso captar a sua atenção, cativá-los, cortejá-los, derrotar a concorrência (importantíssimo) e fazer com que nos concedam uma hipótese. Depois da conquista, e de uma experimentação feliz, é necessário investir na fidelização dos mercados, continuar a trabalhar para os manter satisfeitos. Um cliente satisfeito é um cliente fiel. Nada disto é possível sem uma boa estratégia de marketing e comunicação, exclusiva da marca em causa.
A sequência de objetivos é clara como a água: chamar a atenção, cativar o interesse, despertar o desejo e, finalmente, induzir a ação… ou seja, a compra. A estratégia para construir uma marca sexy, e inteligente, é tudo isto. É tentação, é desejo e é atração. É a busca do compromisso, da fidelidade, das relações longas e de confiança. Como em qualquer ritual de sedução, falamos de um exercício intenso e feroz, mas que vale a pena.
Afinal, todos andamos à procura da nossa cara-metade.
O Caso Royal Secret
O nosso cliente é uma empresa presente no mercado desde há 30 anos, fortemente consolidada, razão pela qual é líder no segmento de mercado da cosmética capilar, styling e estética. Com a criação da marca Royal Secret pretende iniciar a abordagem à consumidora final, disponibilizando-lhe produtos de cariz profissional premium, segundo o conceito “luxo acessível”, exclusivamente destinados ao bem-estar do cabelo e couro cabeludo. Queremos falar com mulheres urbanas, contemporâneas e bem-sucedidas, com idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos. Mulheres que percebem a importância da imagem no seu sucesso social, profissional e familiar.
A Campanha e a Narrativa
A campanha desenhada para a Royal Secret pretende assentar-lhe que nem uma luva, justificar o nome, e integrar os vetores do Marketing Sexy.
A narrativa acontece na suíte de um hotel de luxo onde, num fim de semana extravagante, uma mulher pronta para uma saída noturna tenta escolher a sua companhia ente dois gémeos. Escolherá ela sair com um deles ou com os dois? Ou será que a opção, afinal, nem é sair do quarto do hotel?? O mote está lançado e a imaginação de cada um@ ditará as cenas dos capítulos seguintes. O foco é o cabelo da mulher. The girl power que reduz um homem ao conceito de homem-objeto. Ou melhor, reduz dois homens. Dose dupla! A mensagem (gémeos) subliminar é: “os nossos produtos são parecidos, mas não são iguais. Não nos confunda!”
“Royal” remete para o luxo…um quarto no Mónaco. “Secret” aponta para o poder feminino e tudo aquilo que num quarto de hotel pode acontecer na companhia de dois homens, num estilo representativo do ideal masculino Calvin Klein: bem resolvido, bem cuidado… entre o imaginário homem Martini e James Bond.
Na mente do nosso público-alvo tudo pode acontecer. Tudo menos indiferença a uma marca apelativa, sonhadora e perturbadora. Divertida!
Para lançar o projeto na Europa, a RickiParodi aceitou uma produção fotográfica audaz e que contou com uma equipa de excelência:
- Direção Geral – Luís Pedro
- Direção de Arte – Luís Veiga
- Direção Fotográfica – Victor Hugo
- Produção de Moda – Joana Figueiredo
- Cabelos – Bruno Pinto
- Make Up – Lucília Lara
- Modelo Feminina – Daniela Fortunato
- Modelo Masculino – Hélio Martins (Best Models)
Uma marca pronta para grandes conquistas
A marca tem agora uma boa história para contar. A folha em branco deu lugar a uma boa campanha, única e exclusiva da Royal Secret. O carater está fortalecido e os públicos estão bem definidos. Vamos às conquistas!
Definido que está o tom da comunicação ajustado a cada persona, criada a estratégia de comunicação e interpretando os diferentes suportes de comunicação, sejam eles digitais ou offline, temos agora a certeza do retorno de todo o investimento financeiro. Muitas caras-metades vão suspirar, muitos rostos vão corar e muito transito vai parar.
As Feiras de uma Marca cheia de MúSCULO
Depois de criada a campanha para a Royal Secret, a declinação para as diversas plataformas de comunicação surge naturalmente, desde que adequada, para outdoors, ações online, feiras, material gráfico… enfim, tudo o que compõe o universo de uma marca com vontade própria.
As ações de marca em feiras são um excelente exemplo de aparições pensadas ao pormenor, mas cheias de musculo, uma vez que herdam um banco de imagens próprio, vídeos corporativos exclusivos e uma campanha capaz de, mesmo numa feira, conseguir que a marca se destaque das demais. Bem como, e não menos importante, tais ferramentas permitem que a marca chame a atenção do próprio sector de atividade onde opera.
A presença da marca na InBeauty aconteceu numa verdadeira atitude concertada de Marketing de Guerrilha.
O Luxo no Marketing Digital
As ações online, os concurso no instagram, os influenciadores cativados e @s bloggers atraídos pelo posicionamento conseguido, permitem agora que a marca siga o seu caminho na senda do sucesso, não prescindindo de monitorização estratégica.
O conceito “luxo acessível” existe não só no preço, mas também na proximidade: compra e consultoria especializada à distancia de um clic, recorrendo às mais avançadas técnicas de marketing digital. Comunicar online é hoje em dia muito mais do que ter apenas um site e perfis nas redes sociais. É necessário garantir que a estratégia de comunicação online está alinhada com toda a estratégia de comunicação da marca, e os meios digitais são usados para potenciar os resultados operacionais.